Indicadores de desempenho ou KPIs (“key performance indicator”), são usados como um preciso termômetro, para entender se o objetivo está sendo atingido ou não, ou seja, êxito ou insucesso. Existem centenas de indicadores para escolher e a maioria das empresas tem dificuldade em selecionar os mais adequados. Abaixo trouxemos apenas alguns exemplos do que podemos trabalhar.

Indicadores que ajudam a entender melhor os
Consumidores, Produtos e Serviços


Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Quanto custa adquirir um novo cliente? Direcionar os investimentos de marketing e vendas.

Buscamos um CAC mais baixo que usualmente indica eficiência na aquisição de clientes, assim um processo eficiênte na busca de parceiros.

Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV)


O valor que um cliente gera para a empresa durante seu relacionamento. É mais conhecido no termo em inglês como Lifetime Value.

Comparar o LTV com o CAC ajuda a determinar a viabilidade e rentabilidade esperada em uma operação.

Churn Rate (Taxa de Churn)

Medir a taxa em que clientes deixam de usar o produto ou serviço é uma estratégia essencial para manter e expandir a base de clientes.


Um baixo churn rate indica satisfação e retenção de clientes.

Net Promoter Score (NPS)

Com o NPS medimos a satisfação e lealdade do cliente.  Um alto NPS alto indica clientes satisfeitos e propensos a recomendar seu produto.

Usuários Ativos (MAU)


Indica o engajamento e uso regular do produto ou serviço.


Melhorar o índice de usuários ativos aumenta a retenção e o valor do percebido pelo cliente, também é comum elevar a receita da operação.

Tempo Médio de Vida do Cliente (CLV)


É a média de tempo que um cliente permanece ativo, antes de encerrar o relacionamento com a empresa.


Compreender o CLV ajuda a prever o fluxo de receita no futuro e tomar decisões estratégias de melhoria.

Indicadores para Vendas


Ticket Médio


Trabalhe sobre o ticket médio para entender oportunidades de alavancagem e campanhas possíveis de atração ao negócio.

Faturamento e todas suas segmentações

Seja por produtos, vendedores, unidade de negocio, entenda onde há oportunidades de crescimento em nichos, tendências de mercado ao longo do ano.

Taxa de Conversão


Avalie as taxas de conversão e onde é possível trabalhar melhor os processos de vendas ou atração de clientes para ampliar as oportunidades de negócio.

Indicadores para cuidar das Finanças


Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa representa a entrada e saída de dinheiro de uma empresa durante um período.


Temos: Fluxo de Caixa Operacional,  Investimentos e o de Financiamento

Endividamento

Indica o volume financeiro das dívidas que uma empresa tem em relação ao seu patrimônio líquido.

Prazo Médio de Pagamento e Recebimento

Mede a eficiência da gestão de contas a receber e contas a pagar, afetando diretamente o fluxo de caixa.

Taxa de Crescimento de Receita


Avalia o aumento percentual na receita ao longo do tempo, o que pode indicar o sucesso das estratégias de expansão da empresa.

Taxa de Giro de Estoque


Mede a rapidez com que os produtos são vendidos e substituídos. Uma alta taxa de giro de estoque pode indicar uma gestão eficiente.

Índice de Eficiência


Avalia a eficiência da operação da empresa, levando em consideração a relação entre seus custos e receitas.

Economia de Escala


Refere-se à eficiência e redução dos custos unitários à medida que a produção aumenta. É um indicador importante para empresas em crescimento.

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